Comunicação Interna Eficiente– Uma das chaves para o crescimento empresarial!

March 8, 2018

 

O processo de comunicação efetiva das informações é um fator indispensável para o planejamento estratégico, planejamentos departamentais e definição, organização e distribuição das atividades de cada colaborador nas empresas. A gestão com excelêcia da comunicação é de vital importância para uma organização.

Manter todos devidamente informados e alinhados com a cultura, objetivos e projetos da empresa permitem um trabalho mais fluído, um clima organizacional mais motivador, pois todos sentem-se parte do que está acontecendo, fazendo aumentar o senso de comprometimento.

A comunicação ineficiente é um dos fatores que mais causa insatisfação e desmotivação entre os colaboradores, indo além do fator “salário baixo”. Empresas só prosperam se houver uma boa organização, cooperação, gestão da informação, gestão dos processos de trabalho alinhados com o plano global. 

A ruptura a uma comunicação interna deficiente inicia quando gestores começam a dar a “comunicação interna”o seu devido valor. Colocar esse item no planejamento estratégico da empresa, definir quais serão as ferramentas a serem utilizadas, como a informação será gerida e distribúida para seus colaboradores, incentivar a adoção de uma cultura de colaboração (compartilhamento das informações) de maneira organizada é imprescindível. Essa mudança top down e o estímulo através de reconhecimento a adoção do que está sendo proposto em pouco tempo gerará resultados surpreendentes, refletidos em melhor “clima”, motivação e produtividade.

 

Os principais objetivos de uma comunicação interna eficiente são:

 

  • Manter os colaboradores alinhados com a visão, missao e cultura da empresa;

  • Informar os colaboradores sobre novos acordos, projetos, e eventos que impactam a empresa;

  • Fazer a gestão do conhecimento e disseminar o mesmo;

  • Celebrar conquistas e premiar resultados possitivos – disseminiar a meritocracia;

  • Ter um canal aberto onde novas idéias, inovações, melhorias possam surgir.

 

Quando começar a pensar em gestão da comunicação lembre-se de:

 

  • Ter um local centralizado para disseminar a informação (aqui pode ser uma Internet, Portal, etc...), mas certifique-se que a informação é disposta de forma organizada e de fácil acesso. A ferramenta por si só não será efetiva, o conteúdo precisa ser bem gerenciado.

  • Promova um ambiente de colaboração. Selecione uma ferramenta de colaboração online, existem várias no mercado, inclusive gratuitas, aonde as equipes podem trocar mensagens, fazer brainstorming, resolver questões bloqueadoras, etc. Incentive a interatividade. Premie os colaboradores que mais participam de forma construtiva. Incentive a cultura de feedback, de troca de pontos de vista, sempre de forma respeitosa e profissional, pois isso faz com que a comunidade de colaboradores e a empresa amadurecerem. Defina guidelines para uma comunicação efetiva, o que é permitido e o que não é, afinal, as pessoas tem valores diferentes.

Ferramentas bastante utilizadas (Lync, Slack, Google Keep, Mural, GoVisually, MindMeister, Ideaflip, dentre muitas outras).

  • As informações geralmente estão associadas a processos existentes ou que possam vir a existir. Incentive para que sejam, pois assim a informação passa a ter ainda mais valor para à organização.

  • Cultive a abertura a novas idéias! Ouça seus colaboradore e os leve em consideração. Muita inovação, melhorias de processos, etc... podem sair de idéias que a princípio podiam não dizer muito, mas que foram trabalhadas e amadurecidas a ponto de trazer uma vantagem para empresas. Premie os corajosos, os motivados e inovadores!

 

Comunicação Efetiva nos Ambientes Distribuídos

 

Tudo que falei acima aplica-se a ambientes totalmente ou parcialmente distribuídos. Além do que está acima, aqui vão algumas sugestões práticas de quem já gerenciou programas e projetos onde a maior parte do time não estava no mesmo local físico.

 

  1. Se tiver uma pessoa trabalhando remoto e as outras locais, procure fazer todas as reuniões remotamente, para que todos tenham o mesmo nível de atenção. É comum darmos um nível de atenção diferente para os colaboradores que estão numa sala do que os que estão por vídeo conferência. Então, procure colocar todos em vídeo conferência. Tratamento igual para todos.. Várias ferramentas de vídeo conf existem como skype, Google Hangout e outras pagas, que permitem tele conferências de excelente qualidade.

  2. Quando comunicar algo, certifique-se que as pessoas receberam a mensagem tiveram a compreensão correta. Faça perguntas sobre o que falou e incentive para que as pessoas falem, assim se mantém o foco na reunião e consegue-se produtividade. Trabalhe para que todos tenham um grau de participação nas reuniões.

  3. Evite distrações interfiram durante as reuniõescomo ferramentas de colaboração online, smartphones, cachorro dentro de casa, etc., pois são ruídos e mecanismos de distração, que impactam sua concentração e possibilidade de contribuição aos assuntos abordados.

  4. Use e realmente colabore nos mecanismos de comunicação online. Responda perguntas, dê idéias, trabalhe de forma interativa. Se seu colega te fez uma pergunta, responda! Torne o ambiente remoto teu escritório virtual. Use emoji´s, converse e conheça as pessoas com quem você trabalha.

  5. Mantenha a comunicação clara, transparente, profissional e respeitosa em qualquer canal de comunicação. Documente decisões e informações importantes em atas de reunião, emails, etc.

  6. Resolva qualquer problema de comunicação assim que detectado, mantendo o foco no ponto 5. Muitas vezes a forma que queremos transmitir uma mensagem não é a mesma forma com que a pessoa do outro lado recebe, então desentendimentos podem acontecer e são resolvidos rapidamente através das guidelines acima.

  7. Acorde disposto a contribuir com o seu melhor todos os dias. Seus colegas de trabalho não tem culpa se você acordou azedo, mal humorado, se brigou com alguém, se bateu teu carro. Todos tem problemas, mas como reagimos a eles e impactamos outras pessoas é nossa responsabilidade! Cultive um ambiente saudável, pois fará bem para todos.

 

Até o nosso próximo post!

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

3 aspectos negativos da Mentalidade de "Tolerância Zero-Erro"

April 16, 2018

O Poder da Visão Estratégica

April 10, 2018

Porque terceirizar? Vejas os 5 principais motivos

April 5, 2018

1/1
Please reload

Tags

Please reload

Rua Carlos Paredes, 5A - 2840-268

Arrentela, Seixal

©2018 BY JS&OS.