Resgate a sua empresa!!

March 8, 2018

 

               Muitas grandes corporações começaram numa garagem de casa. A Apple, a Dell, entre outras empresas de sucesso. Quando iniciamos uma empresa, colocamos nela nossa energia, pra além dos nossos valores, gerimos nossa empresa da forma que consideramos a forma correta, ainda que estejamos errados, a empresa reflete completamente nossa forma de pensar e de agir.

               

                Conforme crescemos como empresa, os desafios e oportunidades também se tornam maiores e com isso contratamos, delegamos e terceirizamos atividades que até então eram mesmo feitas por nós. Neste momento, começamos a sofrer impacto externo em nossa empresa. Muitos pontos são positivos e trazem melhorias a empresa. Ao contratar um profissional para a área de recursos humanos, por exemplo, ele sem dúvidas irá trazer muito de seu conhecimento na área. Ao contratar um head de Finanças, irá lhe mostrar novas formas de investimento, melhor forma de gerir o budget, etc. Mas essas pessoas também poderão trazer aspectos negativos a sua empresa. Talvez essas pessoas sejam excelentes profissionais em suas áreas, mas não dividam a mesma visão do que é importante para você e, portanto para a empresa. Imaginando que para você seja uma premissa que o cliente venha em primeiro lugar, o que é a realidade de muitas corporações, é preciso que todos os membros de sua empresa tenham essa visão clara para eles.

 

                Vamos imaginar que sua empresa cresceu e agora você já não tem um head de Finanças e Recursos Humanos apenas, você tem times nestas áreas e outras. Com isso, você já não tem tanto tempo para verificar como é feita cada uma das atividades operacionais que lá no início você costumava fazer, como os times são gerenciados, como permear a cultura do início. Neste momento novas pessoas ingressam, novos processos surgem na tentativa de se fazer entender o processo de crescimento que muitas vezes não aconteceu de forma estruturada, o empoderamento de pessoas que muitas vezes não estão alinhadas com a visão da empresa foi dado, criando um impacto negativo e uma sensação de perda de identidade e desorganização, uma cultura adoecida. Sua empresa que era vívida, claramente seguia a direção que você traçava, agora caminha a solta, ao sabor do vento. Ou pior, cada time funciona de uma forma, uns mais solícitos, realmente com foco no cliente, outros focados em fazer o seu e apenas o seu trabalho.

 

                Se pudesse entrar como um funcionário novo, sem que ninguém soubesse que você é o fundador da empresa, e fosse pedir ajuda a alguém mais experiente e ouvisse “Isso não é comigo” ou “você tem que descobrir quem é o responsável por isso”, que sabor teria essa resposta? Relembre-se lá no início quando era só você ou mais uns dois ou três, como era? Determinada ação precisava ser feita, não tinha como deixar pra lá, pra depois ou pra outrem. Efetivamente se fazia muito mais e com mais alegria e com mais amor ao trabalho.

É preciso resgatar a sua empresa! Somente uma mudança cultural que clarifique a todos o que você pensa, como você trabalha, o que é importante para você pode trazer de volta esse rendimento e amor de startup. Não que seja fácil ou rápido, mas a titulo de muito esforço, uma transformação cultural é possível em qualquer empresa, independente do porte, independente do segmento. Resgate a sua empresa, deixe sua marca transparecer através dela.

 

 

Please reload

Our Recent Posts

3 aspectos negativos da Mentalidade de "Tolerância Zero-Erro"

April 16, 2018

O Poder da Visão Estratégica

April 10, 2018

Porque terceirizar? Vejas os 5 principais motivos

April 5, 2018

1/1
Please reload

Tags

Please reload

Rua Carlos Paredes, 5A - 2840-268

Arrentela, Seixal

©2018 BY JS&OS.