The Good, The Bad and The Ugly - Qual é a sua personalidade de Liderança?

March 23, 2018

Queria encontrar uma forma ilustrativa e simples para falar das personalidades de liderança, pois hoje em dia há tanta literatura, tantas classificações, tantas tipos identificados que acaba por ficar confuso! Hoje pela manhã acordei mais cedo do que o horário que programei o despertador, e então fiquei na cama refletindo sobre vários temas de gestão e voltei a pensar nas personalidades de liderança, quando lembrei do filme The Good, the Bad and the Ugly (O bom, o Mau e o Feio) e pensei ser uma forma muito boa para falarmos do assunto de uma maneira mais divertida, ilustrada e simples.

 

Claro que existem vários diferentes tipos de personalidades,  e combinações dessas três, e que as habilidades de liderança vão evoluindo, mas se pararmos para pensar, todas evoluem desses três tipos principais!

 

 

 

 

 

 

Então vamos lá, vamos começar falando do "The Good" - O Bom!

 

​​​​

Este tipo de personalidade representa o líder empático, acessível, que tem seus olhos voltados para o desenvolvimento e bem estar das pessoas que está liderando. Que tem sim foco no objetivo a ser alcançado, mas busca a melhor maneira de trabalhar com seu time para alcançar esses objetivos. Tem um olhar humano, ações participativas, serve ao seu time como mentor e coach. Seus liderados confiam nele pois suas reações são estáveis e previsíveis, seu temperamento não tem grandes variações que causem desconfiança, medo ou insegurança.

Promove feedbacks frequentes que potencializam as fortalezas e desenvolvam as oportunidades de seus liderados. É respeitado pela comunidade e outros líderes. É ético e consciente do impacto de suas ações, lidera por exemplo! Possuí conhecimento no mínimo aceitável sobre a área que lidera e celebra todas as conquistas de seu time. Não exalta a sua pessoa, mas sim o time como um todo por seus achievements. Esse muitas vezes é visto como o líder inspirador!

 

E o que falar do "The Bad" - O Mau!

 

Bom, ele é o líder autocrático, o poderoso, que considera a sua opinião superior a opinião dos outros, geralmente nem se quer ouve outras opiniões. Está sempre muito ocupado com seus próprios objetivos, não estando disponível para seus liderados. Importa-se apenas com o resultado que esses devem trazer. Não delega, manda! Cobra! Critica! Por vezes maltrata seus colaboradores em público. Não assume falhas da sua equipe, procura sempre um culpado! Seus liderados sabem que dele nunca poderão esperar um tratamento mais humano, inclusivo, participativo. As pessoas ao seu redor o tempo todo se sentem inseguras e com medo. Seus feedbacks para equipe, quando existem, tem foco nas oportunidades e não nas fortalezas, por sua característica crítica. A comunidade o vê como "arrogante", é uma figura que não é empática, e sim o "bam-bam-bam", o cara que se acha o máximo. Ética não é o fator que define suas ações e atitudes, os meios não justificam o resultado, o qual será atingido de qualquer maneira. Não se importa com o impacto de suas ações na sua equipe, na sua comunidade. Se auto-exalta pelos objetivos alcançados, geralmente não destacando sua equipe. Esse líder pode muitas vezes ser temperamental, grosseiro e humilhar pessoas com seus rompantes emocionais e falta de sensibilidade com os que estão em sua equipe. Ele pode ser um visionário, uma pessoa super capaz e inspirar por essas facetas de sua personalidade.

 

E o Ugly hein?! Que personalidade tem esse Líder?

 

 Essa é a personalidade que eu mais desprezo. É o famoso duas caras! Aparentemente ele é empático, acessível, se preocupa com as pessoas. Porém na realidade com o que mais se importa é com o objetivo alcançado e com a alto-exaltação. Fala bem das pessoas na frente delas, dá feedbacks positivos, está sempre sorrindo, porém pelas costas (behind the scenes) fala mal, desaprova, foca nas oportunidades das pessoas, enfim, fará o que for necessário para jogar falhas para algum culpado e ser enaltecido pelas conquistas. Não promove o desenvolvimento do seu time. Em seus feedbacks as pessoas estão sempre aquem (abaixo do desejado) de uma promoção. 

Promove um ambiente negativo, de desconfiança, de falta de ética. Enfraquece o sentimento de meritocracia, de time. Esse líder pode oscilar entre tratar bem seu time e em outros momentos também ter rompantes emocionais e maltratar pessoas ao seu redor. Ele pode ser ums pessoa de excelentes idéias, ter excelente visão do futuro.

 

Vejo que um líder BAD, ou Ugly nunca será um good integral, pois tem características de personalidade dificilmente alteráveis. Mas podemos ter sim líderes Good que não tenham todas as características apresentadas, mas que estejam sendo moldados, transformados para que venham a ter ou desempenhar o papel de líder integral, um líder inspirador, com todas ou quase todas as características apresentadas.

No próximo post falarei sobre que tipo de colaboradores cada uma dessas personalidades de líderes vai atrair e reter para suas equipes! 

Tenha um excelente final de semana!

 

Please reload

Our Recent Posts

3 aspectos negativos da Mentalidade de "Tolerância Zero-Erro"

April 16, 2018

O Poder da Visão Estratégica

April 10, 2018

Porque terceirizar? Vejas os 5 principais motivos

April 5, 2018

1/1
Please reload

Tags

Please reload

Rua Carlos Paredes, 5A - 2840-268

Arrentela, Seixal

©2018 BY JS&OS.